A Consagração a Maria tem um sólido fundamento bíblico. De fato, brota do testemunho do Cristo Crucificado: "Mulher, eis aí o te filho... Filho, eis aí a tua Mãe" (Jo 19, 26-27).
A referência à Escritura é de importância fundamental, porque nela encontramos a explícita vontade de Cristo, o qual associa Maria à obra da salvação, assinalando-lhe uma maternidade espiritual e universal. Nós nos consagramos a Maria porque Cristo no-la deixou como Mãe. A cada um de nós, Cristo, desde o Batismo, repete: "Aqui tens a tua Mãe". E nós devemos apenas fazer o gesto do discípulo amado: "e a recebeu em sua casa" (Jo 19, 27).
A Consagração à Imaculada está direcionada antes de mais nada à Trindade.
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são o fundamento e o fim do oferecimento de nossa vida a Maria. Ela, Mãe do Filho de Deus, filha predileta do Pai e templo do Espirito Santo, a recebemos como Dom da Trindade. A Consagração a Maria conduz ao encontro com a Trindade para viver numa profunda comunhão de amor com o Pai, o Filho eo Espírito Santo.
Se a comunhão com a Trindade constitui o fim da Consagração a Maria, esta tem em Cristo seu centro focal. A comunhão com a Trindade passa através d'Ela.
Maria, Mãe do Verbo Encarnado, está em função de Cristo; associada a Ele na obra da nossa salvação, Maria fica totalmente orientada para seu filho. A nossa Consagração a Ela não tem outra finalidade senão nos levar até Cristo. Ela tem sempre e somente uma "Palavra" para nos dizer, a mesma que dirigiu aos servidores de Caná: "Façam tudo que Ele Ihes mandar" (Jo 2, 5).
Na nossa Consagração a Maria, tem grande importância a dimensão eclesial. Maria, presente no cenáculo de Jerusalém à espera do Espírito Santo, é Mãe da Igreja. O mistério que une Maria e a Igreja faz com que a nossa consagração a Ela seja, de modo definitivo, consagração à Igreja. Receber Maria implica a disponibilidade para colaborar Com a missão evangelizadora da Igreja.
No que se refere à Consagração à Imaculada, temos em São Maximiliano Kolbe um mestre, que mostrou o caminho e que nos deixou uma herança para continuar, manter viva, aprofundar e atualizar. Ele nos ensina espiritualidade mariana, vivida como oferecimento de toda nossa vida a Maria, para que os homens do nosso tempo descubram n'Ela o segredo da fidelidade a Deus, e o segredo do seguimento de Cristo até as últimas consequências, até o martírio.
Padre Luigi Faccenda - Y ... la recebió en su casa
Acompanhe diariamente a consagração com Frei Sebastião no nosso Youtube